10 dicas para cuidar de dreadlocks

dreads2

A separação do cabelo em mechas, enrolados de um jeito característico deu origem aos dreadlocks; o estilo que pode ser aplicado através de diversas técnicas, podendo ser naturais ou de materiais sintéticos, exige muitos cuidados e uma higiene correta para que se mantenham perfeitos por muito tempo.

Requer baixa manutenção, mas alguns cuidados precisam ser tomados em prol da saúde do couro cabeludo, especialmente nos cabelos oleosos. Confira:

  1. Respeite o tempo recomendado para manutenção

Depois de fazer os dreads você não poderá lavar o cabelo até que tenham passado 3 dias. Se realizado com fios naturais devem ser lavados a cada três ou quatro dias.

  1. A importância da lavagem

Devem ser lavados como qualquer cabelo com o objetivo de preservar a higiene, caso contrário eles ficarão sujos e emaranhados, o que pode danificar a saúde da raiz e causar problemas sérios futuramente como quebra, queda e fraqueza nos fios.

  1. Lave do jeito certo

O processo de lavagem deve ser realizado com sabão ou xampu neutro (o ideal é que sejam compostos com ingredientes naturais); mas a técnica de lavagem é diferente da convencional: comece lavando os dreads e massageando-os suavemente, ao invés de esfregar o xampu nos cabelos, deve-se ensaboar e permitir que ele absorva; em seguida esprema seus dreadlocks do jeito que você faria com uma esponja, com água limpa correndo sobre seu cabelo até que todo o xampu saia.

O uso de condicionador não é uma unanimidade, mas ele pode restaurar seus dreads e corrigir danos à superfície, mas para evitar que eles se desfaçam, tenha o cuidado de utilizá-lo apenas nas pontas.

  1. Para um cabelo sempre cheiroso

Se você quiser que seus dreads fiquem cheirosos pode fazer a última lavagem com uma infusão de alecrim.

  1. A importância da secagem

É muito importante secar bem seus dreads para que a umidade não provoque mofo e eles apodreçam. Depois de lavar enrole os dreads com uma toalha e aperte-os suavemente para que esta absorva a água, depois deixe que se sequem livremente; evite utilizar secador ou outras ferramentas que aqueçam os fios, isso pode causar danos ao cabelo. Nunca use uma toalha para esfregá-los, isso pode desfazer seus dreadlocks e provocar o emaranhado entre as mechas.

  1. Aprenda a pentear

Com os dreads você pode abandonar pentes e escovas da sua rotina diária, pois qualquer ferramenta é desnecessária e pode até desfazer a definição das mechas, por isso a melhor forma de organizar o visual é utilizando as mãos e os dedos, assim você garante fios desembaraçadas mantendo a beleza dos seus dreads.

  1. Cuidado redobrado com o couro cabeludo

Dreadlocks podem deixar o seu couro cabeludo seco, provocando coceira e descamação; a melhor forma de controlar o problema é investir em lubrificação, por isso invista no uso de óleo vegetal, massageando suavemente o couro cabeludo por alguns minutos, além da sensação de bem estar, isso ajuda a liberar os óleos naturais e a manter os seus dreads brilhantes. Outra dica é manter  a raiz sempre aberta, isso evita dreads grudados.

  1. Manutenção no tempo certo

Por causa do crescimento natural dos fios eles precisam de manutenção para que acompanhem o formato das mechar já formadas, a manutenção mensal até o 6° mês é essencial para a formação saudável dos dreads. Depois desse período o recomendado é realizar manutenções trimestrais, caso contrário pode ocorrer embaraço na raiz e fios emaranhados e com formação de nós do comprimento às pontas.

  1. O que você deve evitar

Evite utilizar produtos com químicos nos dreads, já que eles podem estragar; sabonete também deve ser evitado porque deixa muitos resíduos.

  1. Atenção na retirada

Retirar os dreads pode ser bastante trabalhoso, por isso muitos recorrem aos cortes radicais como forma mais rápida de mudar o visual, mas essa não é a única forma, a aplicação de condicionadores concentrados pode auxiliar no desembaraçamento dos fios. Cortar somente as pontas também é uma opção que torna o processo menos demorado.

QUER TER SEUS CACHOS HIDRATADOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL CABELOS CACHEADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *