10 dicas para fazer da chapinha sua grande aliada

chapinha

A Chapinha, maior aliada do liso impecável, pode ser tornar a grande vilã para dos cabelos porque as altas temperaturas sem os devidos cuidados podem agredir os fios, deixando-os sem brilho, quebradiços, com pontas duplas e, nos casos mais graves, queimando a fibra capilar. Confira aqui dez dicas para utilizar a chapinha para exibir cabelos lisos e saudáveis:

 

1 – Se certifique que os cabelos estão secos

Depois de secar os fios com o secador, verifique se os cabelos estão 100% secos, só então inicie o processo. Os fios precisam estar secos porque o efeito liso aparece melhor e também porque se as mechas estiverem úmidas será necessário passar a prancha mais vezes, danificando os fios pela ação do calor intenso. Depois de secar os fios com o secador, divida as madeixas em seções para facilitar o processo e comece a alisar mecha a mecha.

 2 – Seque e modele os fios antes

O uso do secador e de uma escova modeladora dão forma ao penteado e deixam os fios mais alinhados, ficando mais maleáveis e facilitando o trabalho da chapinha, ela desliza melhor; com esse cuidado, a chapinha entra somente como um acabamento, principalmente no comprimento, diminuindo a exposição dos cabelos ao calor intenso. Nas pontas, é possível dar uma volta suave e criar ondas que dão uma aparência mais natural ao cabelo.

 3 – Não dispense o protetor térmico

Ainda com os cabelos molhados, passe um protetor térmico, além de facilitar a escovação e proteger os fios da ação do calor, ele evita a formação de frizz  porque sela as cutículas, devendo ser aplicado no comprimento e nas pontas do cabelo.

4 – Fique atenta ao jeito de passar

Passe a chapinha num único deslize, sem parar no meio da mecha, isso evita o ressecamento, a formação de ondas e marcas nos fios. Ao dividir o cabelo, comece o alisamento pela parte de trás da cabeça, com os fios da nuca, vá da raiz em direção às pontas, cuidando para escorregar a chapinha de uma vez; o segredo é deixar o aparelho com uma distância de 2 centímetros da raiz para não queimar o couro cabeludo.

Fique atenta, repetir o uso perto da raiz pode levar a oleosidade para todo o comprimento e deixar os fios pesados. E para não deixar as pontas espigadas, chegando perto do fim do fio, dê uma torcidinha com a mão, o resultado será mais natural.

5 – Use sempre um finalizador

Após a chapinha aplique um produto finalizador de forma moderada, na forma de silicone, gloss ou óleo, isso ajuda a reparar os fios danificados pelo calor da prancha, acomodam os cabelos quebrados ou que ainda não acresceram e evitam o frizz, além de dar um brilho extra e fazer o efeito liso durar mais tempo. Caso tenha algum arrepiado no topo cabeça, é só passar suavemente na área com o restinho do finalizador que sobrou nas mãos.

 6 – Cuidado com a temperatura

Disponíveis no mercado a preços acessíveis, as pranchas com regulagem de temperatura podem ser perigosas se você não tem experiência; temperaturas muito elevadas podem queimar o cabelo, por isso o ideal é não ultrapassar os 180°C ou escolher aparelhos que possuem limite de temperatura automático.

 7 – Evite o uso diário

O seu uso diário deixa o cabelo fragilizado, o recomendado é utilizar a chapinha no máximo por duas vezes por semana. Se for usada no cabelo bem lavado e seco, dificilmente vai precisar lavá-lo outra vez no dia seguinte, pois o efeito liso pode durar dois dias ou mais, por isso evite os danos do excesso de secador e prancha.

 8 – Passe um jato frio

Um jato de ar frio do secador depois da escovação ou da chapinha, deixa os fios mais brilhantes e assentados, quebrando o efeito elétrico de arrepio. Não é preciso escovar, basta passar o secador rápido, para deixar os fios mais soltos.

9 – Evite passar a mão nos fios

O hábito de passar as mãos nos cabelos repetidas vezes leva gordura e sujeira aos fios, contribuindo para arruinar a sua chapinha, além de deixar os fios pesados, com aspecto oleoso, por isso dê preferência a pentes e escova na hora de arrumar as madeixas.

 10 – Mantenha a hidratação em dia

Quem faz o uso da chapinha precisa intensificar os cuidados com a hidratação. O tratamento deve ser feito quinzenalmente para combater o ressecamento nos fios ocasionado pelo calor.

QUER CABELOS LISOS POR UM MÉTODO QUE NÃO AGRIDA OS FIOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL ALISAMENTO ORGÂNICO.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *