10 dicas para garantir cabelos sedosos e brilhantes

sedosos

Sinônimo de cabelos macios e brilhantes, a sedosidade é o reflexo de uma cutículo fechada; com as escamas abertas o fio fica eriçado e áspero,  tendendo à opacidade. A vitalidade dos fios depende de um cabelo saudável, limpo, bem cuidado e bem hidratado. Confira nossas dicas infalíveis para um cabelo sedoso e com um brilho incrível:

1. Na lavagem

O xampu ideal pode fazer toda a diferença nas suas madeixas, ele ajuda a tirar a aparência opaca dos fios, basta escolher o produto específico para o seu tipo de cabelo, garantindo fios mais brilhantes.

Se for possível, use apenas água mineral para molhar e lavar os cabelos. A água que vem na torneira está cada vez mais cheia de substâncias que podem lesar o cabelo. Você pode comprovar isso em um dia, lavando seu cabelo apenas com água mineral pura e um pouco de xampu, sem nenhum outro produto, e verá como ele ficará mais sedoso do que o habitual. Na água das cidades temos, entre outros elementos, ferro e cloro, que atacam quimicamente a queratina e outras substâncias do fio. Evitando esses elementos, seu cabelo ficará mais bonito e saudável.

2. Capricho na lavagem

Lave o cabelo com suavidade, sem esfregar muito, usando apenas as pontas dos dedos, nunca as unhas; aproveite para massagear o couro cabeludo com movimentos circulares, limpar e ativar a circulação. É importante reaplicar o xampu mais de uma vez, isso remove os resíduos de poluição e de cosméticos finalizadores, deixando o couro cabeludo completamente limpo, enxaguando bem os fios, para que fiquem leves e soltos.

3. Água fria

A água fria ajuda a selar as escamas do fio, já tratadas pelo condicionador ou pela máscara; já a alta temperatura da água retira a oleosidade natural, deixa os fios opacos e sem vida e potencializa o frizz. Portanto, dê preferência para laver os cabelos com água fria, mas caso não seja possível, diminua a temperatura e finalize a lavagem com um jato frio nos cabelos, isso garante maciez e um brilho especial às madeixas.

4. Na secagem

Na hora de retirar a umidade está terminantemente proibido esfregar a toalha nos cabelos, além de embaraçar os fios, essa prática pode quebrá-los; friccionar os cabelos eriça as escamas e gera frizz, por isso a dica é apenas espremer o excesso de água, sem atrito, posicionando a toalha, da raiz em direção às pontas. Se for usar o secador, nunca use o aparelho acima de 180ºC, pois, a partir dessa temperatura, o cabelo pode ficar opaco e quebradiço.

5. Não deixe resíduos

Evite aplicar produtos em excesso nos cabelos; ideal é que eles sejam lavados a cada dois ou três dias. Sprays de fixação e géis de pentear devem ser para uso esporádico – sempre restam resíduos que podem afetar o cabelo. Aproveite para quinzenalmente fazer um detox dos fios, e libertar seus cabelos do amontoado de substâncias químicas danosas à sua saúde e boa aparência.

6 .Proteja-se contra o sol

Para proteger o cabelo e sua estrutura, mantendo a sua integridade, é necessário proteger os fios contra radiação UV. Proteger a cabeça quando se está na praia, ou em exposição ao sol, de forma regular e diária melhora muito a força e o aspecto dos cabelos. Isso pode ser feito com um chapéu ou um boné, mas existem também produtos no mercado já posicionados com esse fim.

7. Invista em nutrição

Ao contrário dos silicones tão presentes nos finalizadores que somente lustra os fios opacos, os óleos vegetais penetram nos fios e hidratam as madeixas, sendo o brilho e a sedosidades consequência da nutrição proporcionada por suas propriedades ricas em vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, entre outros benefícios.

8. Apare as pontas
Pontas duplas fazem o cabelo ganhar um aspecto danificado e seco e, por isso é fundamental aparar as pontas periodicamente, mesmo que seja só das extremidades.

9. Hidrate

 A hidratação é essencial para quem quer ter cabelos sempre bonitos, o papel dela é repor a água e a oleosidade dos fios, mas é importante de finalizar com a aplicação do condicionador para selar os fios.

10. Manutenção é tudo

Não adianta seguir as dicas esporadicamente, o segredo é investir em bons produtos, ter disciplina e manter o cabelo sempre hidratado, para que a fibra capilar não resseque, apresentando opacidade e aspereza, manter uma rotina de cuidados é fundamental para conservar os cabelos bonitos e saudáveis todos os dias.

QUER CABELOS LISOS POR UM MÉTODO QUE NÃO AGRIDA OS FIOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL ALISAMENTO ORGÂNICO.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *