6 pecados de beleza cometidos em cabelos crespos e cacheados

pentear-crespo

Cachos naturais , seja qual for o tipo ou textura, precisam de cuidados especiais, seu fio é delicado e qualquer procedimento inadequado pode deformar a sua estrutura, causar frizz, ressecamento e falta de definição, comprometendo o seu visual. Listamos aqui os seis erros mais comuns cometidos por quem tem cabelos cacheados e crespos e a melhor forma de remediá-los:

1 – Lavar os cabelos diariamente

Por conta da sua estrutura em espiral esses tipos de fio tendem a ser bem mais secos que os outros, isso porque ela dificulta a distribuição adequada do óleo natural produzido pelo couro cabeludo por toda a fibra capilar, por isso vale a pena adotar numa rotina de lavagens menos frequentes, sendo o ideal um intervalo de dois dias, assim você não remove a hidratação natural dos fios e evita submetê-los a produtos que higienização que acabam muitas vezes contribuindo com o seu ressecamento característico dos tipos 3 e 4.

2 – Usar a toalha errada

Toalhas de banho com sua textura áspera podem ocasionar a quebra os fios, geralmente mais finos e delicados; o ideal é apostar nas toalhas de microfibra, que são bem mais leves ou, como alternativa, em tecidos de algodão, como a malha de uma camiseta antiga ou um pedaço de algodão cru. Outra possibilidade são as toalhas de papel, muito popular entre as cacheadas porque ajuda a preservar a estrutura dos cachos, e que também são benéficas para qualquer tipo de cabelo. Lembrando-se de não friccionar os fios durante a lavagem, o que  pode acarretar quebra e frizz; na hora da secagem faça movimentos de baixo para cima, apertando os caracóis.

3 – Não utilizar produtos específicos

A escolha dos produtos pode influenciar diretamente na aparência dos seus cabelos; apostar em uma linha específica para fios cacheados ou crespos, que nutra e responda de forma adequada às necessidades desses tipos de madeixas faz a diferença no brilho, no volume, na hidratação e no formato do fio. Mas atenção, cremes de pentear e finalizadores devem ser usados na medida certa, o excesso prejudica o couro cabeludo, podendo causar caspa e fragiliza ainda mais a extensão dos fios, acabando com a saúde e a beleza dos cabelos.

4 – Manipular o cabelo seco

O ato de pentear é essencial para a integridade dos crespos, por serem mais finos e mais ressecados eles tendem a embaraçar, umedecer os fios é essencial antes de cada estilização, a nossa dica é fazer o uso de um borrifador para não sobrecarregar os fios; é importante também evitar penteá-los de forma muito vigorosa ou com pentes ou escovas inadequadas. Experimente substituir os pentes pelas mãos, desembaraçar os cabelos com os dedos contribui para manter a integridade dos fios e a preservação dos caracóis e, para finalizar, aplique um óleo capilar ou pouco de creme para pentear nas pontas, o que vai deixar o penteado brilhoso e livre de pontas secas e fios arrepiados.

5 – Ignorar tratamento mais intensivos de hidratação e reconstrução

Muitas vezes os cuidados com os cachos se restringem apenas ao seu aspecto exterior: formato, controle de frizz e o volume ideal, mas a superfície do fio é o reflexo da saúde do cabelo, portanto para obter um cabelo bonito é preciso ir além dos cuidados estéticos, mais que a escolha de bons produtos é necessário investir em nutrição e tratamentos profundos semanais que são essenciais para manter os cabelos saudáveis e brilhosos.

6 – Não conhecer o poder do óleo capilar

Os óleos vegetais são aliados de todas as horas dos cabelos tipo 3 e 4, além de conferirem ao fio a oleosidade necessária para o combate do seu ressecamento natural, eles nutrem as madeixas. Versáteis, podem ser utilizados como pré-xampu para uma limpeza mais profunda (jojoba, alecrim, côco babaçu e bétula), na umectação para hidratar (linhaça, semente de girassol, amêndoas doce e abacate), nutrir (macadâmia, gérmen de trigo, andiroba e oliva) e reconstruir (pequi, gergelim, castanha-do-pará e mutamba) a fibra capilar, servindo também como finalizadores (maracujá, cártamo e semente de uva).

QUER TER SEUS CACHOS HIDRATADOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL CABELOS CACHEADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *