7 características que você precisa saber para conhecer melhor seus cabelos crespos ou cacheados

crespoq

Conhecer melhor o seu tipo de fio ajuda na escolha dos procedimentos, tratamentos e tipos de produtos que você usa nos cabelos e até ajuda na mudança de hábitos e na adoção de rotinas mais adequadas que podem refletir diretamente na saúde e na beleza das suas madeixas. Confira:

1 – Os fios são delicados

Quanto mais crespo o fio possui menos cutículas, enquanto um fio liso possui 15 camadas cuticulares, o crespo apresenta apenas 6, por isso eles são extremamente delicados. Com a estrutura mais frágil, pois o fio tem menos camadas de cutículas, menor é a sua proteção natural e mais suscetível a danos externos. Uma curiosidade: quanto mais crespo e fechado for o cacho, mais fino ele é.

2 – São mais volumosos

Por causa do formato dos fios os cacheados e crespos ganham forma mais armada e acabam apresentando um volume maior quanto mais espiralado for o fio. A forma de arrumá-lo faz toda a diferença no visual: para quem quer diminuir o volume existem algumas técnicas de estilização, produtos naturais e químicos de diferentes intensidades; mas vale lembrar que todo o procedimento químico é agressivo, se optar por um deles é preciso redobrar os cuidados e tratamentos e investir num cronograma capilar para garantir a saúde dos fios. Um dica: quanto mais hidratado, mais macio o fio e menor o seu volume.

Em alta os cabelos volumosos fazem toda a diferença, para aumentar o volume invista em produtos finalizadores, num corte repicado e no uso de difusores e pentes garfo.

3 – Demoram mais para secar

Os crespos e cacheados possuem as escamas do fio mais abertas, essa porosidade natural faz com que a fibra capilar absorva a água mais rapidamente e de forma intensa, por isso demora mais para secar. Além disso, o seu formato em espiral retém a água principalmente próximo à raiz.

4 – A descoloração pode deformar os cachos

Tanto a descoloração como o calor do secador, chapinha e babyliss agem na composição química dos fios, formada por pontes de enxofre, responsáveis pela forma espiralada dos caracóis e, em excesso, deixam os cachos sem definição, com o passar do tempo eles ficam mais abertos e podem perder totalmente o seu formato natural.

Devido a sua natureza química, a descoloração deixa qualquer tipo de cabelo com ressecamento e, se forem cuidados de forma inadequada, tende a se agravar. Para os cabelos cacheados e crespos o processo de despigmentação pode ser ainda mais danoso, deixando os cachos sem definição, isso porque as escamas são abertas para que a tinta penetre mais fundo, fazendo com que o fio perca massa, alterando sua estrutura.

5- Seu crescimento não difere de outros tipos de fio

Eles crescem como qualquer outro cabelo, mas, por conta do formato espiralado, o crescimento é menos visível; quanto mais fechado o cacho menos ele aparenta crescer mês a mês. Outro fator que merece destaque é que, por conta da sua estrutura mais delicada, eles são mais sensíveis às agressões do dia a dia, sendo mais suscetíveis à quebra, dificultando que alcancem comprimentos muito longos.

6 – Um mesmo cabelo pode apresentar tipos diferentes de cachos

O tipo da fibra capilar é determinado geneticamente; o fio, classificado em quatro tipos (liso, ondulado, cacheado e crespo) possui muitas subdivisões: os cacheados podem ser soltos, fechados ou muito fechados e os crespos podem ser macios, secos ou sem forma e essa variação pode ocorrer num mesmo cabelo. Conhecer esses pequenos detalhes fazem toda a diferença para a escolha dos produtos, a quantidade a ser aplicada em cada área e, principalmente, a forma em que os fios serão estilizados, portanto fique atenta para que o resultado final fique harmônico.

7 – Quanto mais cacheado o cabelo menos hidratado

Devido à estrutura do fio a oleosidade natural produzida no couro cabeludo, que é composta por lipídeos e responsável por nutrir, deixar os fios macios e reter a hidratação, não é distribuída uniformemente por toda a sua extensão, tornando os crespos e cacheados oleosos na raiz e secos do comprimento às pontas, propensos a frizz. Para compensar essa carência, invista em hidratação periódica, em forma de máscaras de hidratação, leave-in, cremes de pentear, ativadores de cachos; o processo de umectação capilar com óleos vegetais é especialmente benéfico para esses tipos de fios.

QUER TER SEUS CACHOS HIDRATADOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL CABELOS CACHEADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *