8 dicas para evitar a quebra dos fios

quebra

 

Tão importante quanto investir no tratamento adequado e em bons produtos para o crescimento capilar, a adoção de alguns pequenos cuidados é essencial para a manutenção da saúde dos fios. Listamos aqui algumas dicas para ajudar você a preservar os preciosos centímetros das madeixas, confira:

 

  1. Lave os cabelos com movimentos suaves

Esfregar os cabelos em movimentos muito vigorosos na hora da lavagem danifica os fios, podendo provocar a quebra dos cabelos e comprometendo o resultado final. Portanto, passe o xampu no sentido que as cutículas se fecham, de cima pra baixo, e espalhe em movimentos suaves com as pontas dos dedos.

 

  1. Seque os cabelos corretamente

Na hora da secagem, esfregar os fios na toalha além de causar frizz provoca o embaraço dos fios, e cabelos emaranhados são mais propensos à quebra. Por isso, para tirar a umidade dos fios pressione a toalha contra a cabeça e deixe que ela absorva a umidade. Como alternativa, use tecidos de algodão, como a malha de uma camiseta antiga ou um pedaço de algodão cru. Outra possibilidade são as toalhas de papel, muito popular entre as cacheadas porque ajuda a preservar a estrutura dos cachos, podem ser benéficas para qualquer tipo de cabelo.

 

  1. Desembarace do jeito certo

O primeiro passo para desembaraçar os cabelos com segurança é investir em pentes de osso ou madeira e as escovas com cerdas naturais, eles evitam a eletricidade estática que deixam os fios mais propensos a quebrar na hora de pentear. O segundo passo é dividir o cabelo em mechas e desembaraçá-las lentamente das pontas à raiz; o movimento automático de pentear os cabelos de cima pra baixo acaba facilitando a quebra.

 

  1. Tenha ao cuidado prender

Prender os cabelos sempre da mesma forma enfraquece os fios e facilita a ruptura no local onde o cabelo é tracionado, mas se o penteado for inevitável, o ideal é que se prenda de uma forma frouxa, evitando o uso de elásticos, pois a escolha do acessório para prender os fios faz toda a diferença para a preservação das madeixas, prefira os modelos específicos para cabelo, eles são mais largos e macios, e intercale com o uso de presilhas, grampos e piranhas.

 

  1. Nunca prenda os cabelos molhados

Além da quebra dos fios, dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo se transforme em um habitat quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos, propiciando a seborreia local e causando a descamação do couro cabeludo, a temida caspa. O agravamento desses problemas pode resultar na queda dos fios.

  1. Use a chapinha corretamente

Instrumento de beleza indispensável para muitas mulheres, a chapinha se manipulada de forma errada pode ser um desastre para a saúde dos cabelos, por isso toda a atenção é necessária na hora de manipular o aparelho: deslize num movimento contínuo até o final da mecha, evitando parar a chapinha no meio do fio; lembrando que ela só deve ser utilizada nos cabelos completamente secos, nunca dispensando o uso de um protetor térmico e nada de passá-lo diariamente para “dar um jeito” no visual, o calor enfraquece os fios e propicia a queda.

  1. Fique atenta aos acessórios

Tiaras, lenços, bonés, elásticos e presilhas, assim como alças e alguns detalhes em roupas perto dos ombros podem se prender aos fios e causar sua ruptura, por isso reveja seus hábitos e fique sempre atenta a pequenos detalhes.

 

  1.  Faça corretamente tratamentos químicos

Cabelos que são expostos a procedimentos químicos, como alisamentos e colorações tendem a ficar desidratados e secos, com a sua estrutura fragilizada e por isso são mais propensos à quebra, acarretando em perda de densidade e num cabelo que não consegue ganhar comprimento, por isso não descuide da hidratação e respeite o intervalo recomendado para cada procedimento.

 

QUER QUE SEUS CABELOS CRESÇAM FORTES E SAUDÁVEIS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CRESCIMENTO CAPILAR.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *