8 hábitos que garantem uma pele sempre jovem

 

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As marcas do passar dos anos na pele são inevitáveis e fatores genéticos são determinantes para a predisposição a determinados problemas, como o aparecimento de marcas ou manchas, mas a adoção de boas práticas aliadas a cuidados diários podem adiar ou mesmo frear os sinais de envelhecimento da pele, livrando sua cútis de manchas, descamação, rachaduras, rugas, estrias e celulite, entre outros incômodos sinais. Confira:

 

  1. Mantenha a pele hidratada

Produtos com propriedades hidratantes adicionam nutrientes fundamentais para a revitalização e regeneração do tecido e são necessários para o organismo em qualquer época do ano, a pele quando está seca torna marcas de expressão mais visíveis, como linhas e rugas, fica menos protegida e suscetível a invasão de corpos estranhos que influenciam no aparecimento de doenças e infecções, por isso é essencial criar o hábito de manter sempre a pele hidratada.

 

  1. Limpeza é fundamental

Limpe sempre a pele antes de dormir para eliminar impurezas, a oleosidade e evitar a acne; os poros obstruídos por sujeira e fumaça facilitam a entrada de bactérias. Jamais durma com resquícios de maquiagem na pele, o hábito acelerará o envelhecimento porque obstrui os poros e dificulta a oxigenação do tecido. Para a higienização são indicados demaquilantes, óleos vegetais como o óleo de coco, semente de uva ou avelã e sabonetes apropriados. Lembrando que a área dos olhos não deve ser esquecida.

 

  1. Proteja a pele do sol

O uso de protetor solar é indispensável para combater os efeitos dos raios UV, mas para ir além do efeito protetivo e para combater, de fato, o envelhecimento da precoce da pele, o ideal é a combinação do protetor solar com a ação de produtos antioxidantes, assim podem ser combatidos os primeiros sinas de envelhecimento e a ação da poluição e dos raios infravermelhos, protegendo assim a pele dos radicais livres. Para uma proteção mais completa, faça uso de óculos escuros ao se expor ao sol, isso evita rugas de expressão em torno dos olhos, e quando possível não dispense o uso de acessórios como chapéu, boné ou lenço.

 

  1. Beber água é essencial

Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo; não há pele bonita sem metabolismo hidratado e equilibrado, já que as fibras de colágeno precisam da água para que possam funcionar e se renovar, por isso é tão importante estar sempre atenta a ingestão de líquido; mas hidratação não se restringe à água potável, é válido beber água de coco, sucos e diversas bebidas quem complementem a quantidade necessária de líquido no organismo.

 

  1. Durma bem

A qualidade do sono afeta diretamente na saúde da pele, sinais de envelhecimento como flacidez, aparecimento de linhas finas e pigmentação irregular ficam mais evidentes em pessoas que dormem menos; já quem dorme mais se recupera com muito mais facilidade de queimaduras do sol e outras agressões à pele, pois enquanto dormimos as toxinas são drenadas, evitando olheiras e bolsas ao redor dos olhos, aspectos que deixam o rosto bem mais envelhecido e cansado; pra finalizar, é bom lembrar que uma boa noite de sono é sinônimo de mais disposição e bom humor.

 

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Um dos maiores processo para deixar a pele mais bonita é, sem dúvida a alimentação adequada; o consumo de alimentos como frutas cítricas, linhaça, peixes e oleoginosas contribui no combate aos radicais livres , que provocam o envelhecimento celular. O cardápio ainda estimula a produção de colágeno, que dá sustentação e firmeza à pele. Existem nutrientes essenciais que estão diretamente vinculados à estética e conseguem promover o viço da pele, como vitaminas A, C e D, manganês, zinco, silício e cobre, por exemplo; a combinação correta entre os elementos dos diferentes grupos alimentares (proteínas, carboidratos, frutas e vegetais) é infalível para a boa saúde e, por consequência, para a beleza da pele;

 

  1. Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos contribui para a produção de colágeno, que é essencial para a firmeza e sustentação da pele. Além disso, atividades aeróbicas e musculação promovem a produção de substâncias que atuam diretamente contra o envelhecimento, como é o caso da L- glutamina.

 

  1. Sorria

O riso espontâneo contrai a musculatura da face e acaba fortalecendo o tônus muscular, o que o deixa a pele mais firme, ativando assim a produção de substâncias que sustentam a pele, prevenindo as temidas rugas e linhas de expressão;  promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo, assim a pele passa por uma oxigenação localizada. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer; o bom humor armazena energias positiva e, além disso, estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

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