8 hábitos que podem prejudicar o crescimento do seu cabelo

fita metrica

Mesmo tomando uma série de cuidados, com o uso de bons produtos e a adoção de uma rotina que preserve os fios, alguns hábitos podem comprometer a saúde e o crescimento dos seus cabelos. Para quem sabe que cada centímetro é precioso, listamos aqui alguns hábitos que podem prejudicar o desenvolvimento natural das suas madeixas:

  1. Má alimentação

Para que os fios cresçam é preciso que estejam nutridos, já que uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e minerais essenciais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e interferir no crescimento do cabelo. A falta de metais, como zinco, cobre e ferro, pode provocar queda, afinar ou fragilizar os fios, por isso uma alimentação equilibrada faz toda a diferença. Conheça aqui as principais vitaminas que fazem os cabelos bonitos e saudáveis.

  1. Descaso com couro cabeludo

O descaso com o couro cabeludo pode causar caspa, descamação, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição do cabelo, massagear o couro cabeludo diariamente ajuda no crescimento rápido do cabelo. Higienizado, impede que o excesso de sebo cause inflamação nos folículos capilares e provoque a queda precoce dos fios; já a esfoliação capilar proporciona o aumento da circulação sanguínea, melhorando o nível de oxigenação e auxiliando assim o transporte de nutrientes para aquela área.

  1. Excesso de lavagens e água quente

A água quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, responsáveis pela produção da oleosidade, já o excesso de água decorrente da lavagem diária retira a oleosidade natural, estimulando as glândulas a trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo, resultando no aspecto engordurado dos cabelos, podendo também causar a obstrução dos poros que dão passagem do fio e, consequentemente, dificultando o seu crescimento, por isso é importante saber a lavagem perfeita para o seu tipo de fio.

  1. Uso excessivo de produtos

Não abuse no uso de produtos para modelar os cabelos, como gel, spray fixador e mousse, que em excesso danificam os fios e os enfraquecem. Evite expor seus cabelos a produtos químicos e industrializados diariamente para que eles se mantenham saudáveis e se desenvolvam da forma adequada. Essa dica vale principalmente par quem tem os cabelos secos, quem tende a deixar resíduos de condicionar no cabelo, tornando-os quebradiços, pois os condicionadores abrem as escamas dos fios para o produto penetrar melhor e, assim tratar os cabelos, mas devem ser retirados totalmente pois seus resíduos fragilizam sua estrutura e comprometem seu crescimento. Vale lembrar que a aplicação de tinturas ou alisamentos também fragiliza o fio e facilita quebra e queda.

  1. Excesso de calor

Uso excessivo de secador e chapinha deixam os cabelos mais fracos, o que desacelera o crescimento e aumenta o risco de quebra dos fios. Calor em excesso fragiliza os fios, por isso se for inevitável o uso de secador, chapinha ou babyliss, é essencial usar um protetor térmico, isso garantirá um selo de proteção entre a cutícula do cabelo e o jato de ar quente do secador e afins. Isso vale também para exposição ao sol, antes de se expor use sempre um protetor solar específico para cabelos, além de acessórios como chapéus e lenços.

  1. Pentear seu cabelo de forma agressiva

É importante evitar pentear os fios quando eles estiverem molhados, mas se não for possível retire o excesso de água e antes de começar a desembaraçar, aplique um creme para pentear e use um pente de dentes largos e, claro, vá com calma, penteando devagar. Já com os cabelos secos, você pode usar uma escova, mas a regra da suavidade continuará valendo.

  1. Cabelo preso com frequência

Tencionar os fios diariamente no mesmo lugar pode quebrar os fios e impedir o seu cabelo de crescer, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, por isso opte por um rabo solto ou uma trança baixa e não use elásticos que apertem muito.

  1. Cigarro

A nicotina reduz a oxigenação do sangue e, consequentemente, o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, diminuindo a força e velocidade de crescimento dos fios. Por isso não há outro conselho, senão evitar.

QUER QUE SEUS CABELOS CRESÇAM FORTES E SAUDÁVEIS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CRESCIMENTO CAPILAR.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *