A importância de pentes e escovas de cerdas naturais para a saúde dos fios

pente-de-madeira

Apesar de serem mais caros dos que suas versões sintéticas, os pentes e escovas de cerdas naturais, se forem cuidados de forma adequada, podem durar por muito tempo. Com inúmeras vantagens, eles facilitam o penteado, permitem um melhor acabamento e não agridem o couro cabeludo. Listamos aqui os motivos que podem fazer desse acessório indispensável para os seus cuidados capilares:

Pentes

Ao contrário dos materiais plásticos ou outros tipos sintéticos que produzem energia estática capaz de causar danos aos fios, os pentes de madeira não conduzem eletricidade, ajudando assim a diminuir o efeito do frizz nos cabelos e evitando que a eletricidade nos fios atraiam partículas de poluição do ar, que deixam o cabelo com um aspecto sujo e pegajoso.

Além disso, pentes de madeira distribuem a oleosidade natural ao longo do cabelo, evitando que se acumulem na raiz, isso ainda evita que o couro cabeludo fique gorduroso e garante a hidratação natural da raiz até as pontas. Seu uso regular proporciona uma massagem no couro cabeludo e aumenta a circulação sanguínea, equilibrando assim a produção de sebo, o que contribui para a melhora da melanina do cabelo e ajuda a acelerar o seu crescimento. Uma vantagem curiosa sobre o pente de madeira é que ao longo do uso o material vai absorvendo pequenas quantidades de óleo natural dos fios, que voltam a nutrir as próprias madeixas.

Outra grande vantagem é facilitar o desembaraço, principalmente às versões com cerdas mais largas, ideais para retirar nós; eles provocam menos atrito e facilitam o ato de pentear, diminuindo significativamente a quebra dos fios, lembrando que quanto mais grosso o fio, maior deve ser o espaço entre as cerdas e o tamanho do pente.

Escovas

As escovas com cerdas naturais são mais resistentes ao calor do secador; além disso, o formato interfere diretamente no resultado: as escovas em formato de raquete, retas com formato quadrado ou oval, servem para desembaraçar os fios, enquanto as cilíndricas para modelar e alisar.

Além das cerdas, vale a pena ficar atenta ao material: escovas com revestimentos em metal ou cerâmica retém mais calor e aceleram o processo de secagem e escovação, já as peças de madeira, por não reterem o calor, demoram mais tempo para atingir os mesmos resultados.

Faça sua escolha de acordo com o seu tipo de fio

  • Para os crespos e cacheados

Nos cabelos cacheados e crespos, além de desembaraçar mais rápido, evitar nós, a quebra e o frizz, eles são indicados porque não afetam a forma dos cachos; a dica é investir num pente de cerdas largas, penteando sempre por partes, a começar das pontas à raiz.

  • Para os lisos, finos e sensíveis

Para os mais lisos é possível encontrar um pente de madeira específico, com cerdas mais finas. Já escovas com cerdas de javali ou porco são ideais para cabelos finos e quebradiços; por serem mais macias, elas não agridem o cabelo na hora de secar e reduzem a quebra durante a escovação.

As cerdas naturais não costumam machucar e garantem uma sensação gostosa ao pentear, sendo especialmente benéficas para quem possui o couro cabeludo sensível, pois são suaves ao pentear; a mesma vantagem se aplica aos fios mais finos, com menos atrito eles preservam a integridade do fio, evitando ruptura.

  • Para os mistos

Os pentes de madeira são providenciais para quem tem cabelos mistos, eles distribuem a oleosidade natural ao longo do cabelo, evitando que se acumulem na raiz e as pontas fiquem secas.

QUER TER CABELOS BONITOS E HIDRATADOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA HIDRATAÇÃO PROFUNDA.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *