Como aliar cabelos saudáveis com a prática de exercícios físicos

cabelo e academia

O suor proveniente de atividades físicas pode deixar os cabelos oleosos, além disso o uso de elásticos e prendedores ou substâncias como o cloro prejudicam a saúde dos fios, por isso listamos uma série de cuidados que podem livrar as suas madeixas do efeito pós-treino:

Como o suor pode arruinar seu visual

O suor produzido pelas glândulas sebáceas é constituído por cloreto de sódio (sal) aliado à oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, que acaba sendo aumentada com a prática de exercícios físicos, causa danos aos cabelos, deixando-o menos sedosos, com fios opacos e quebradiços.

Cuidados pré-treino

– Cabelos soltos podem atrapalhar a prática de alguns exercícios e até prender em alguns aparelhos, por isso prenda os fios com penteados que não exerçam força excessiva sobre os fios, como coques, tranças ou rabos de cavalos. Na dúvida entre qual elástico escolher e qual deles é menos agressivo, opte por um que seja forrado com tecido.

– A fim de garantir maior proteção aos fios faço o uso de um leave-in antes de amarrar o cabelo, o produto age como uma película protetora que evita a quebra;

– Não prenda o cabelo molhado, os fios estão mais frágeis e suscetíveis à quebra. Quem usa algum tipo de aplique precisa redobrar os cuidados com as extensões.

 

Cuidados pós-treino

Para retirar completamente o sal e a gordura produzidos em excesso durante o treino, é importante lavar os cabelos, o procedimento reestabelece o equilíbrio do PH do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios de cabelo. A lavagem pode ser realizada diariamente desde que seja feita corretamente, com o devido cuidado para não esfregar os fios e de não permanecer com o cabelo úmido, principalmente se for usá-lo preso. Se for utilizar o secador, não abra mão do uso de um protetor térmico.

– Para quem não pode lavar os cabelos imediatamente após o exercício físico, pode ser usado um xampu a seco, ele ajuda a reduzir a umidade e a oleosidade do couro cabeludo, proporcionando às madeixas mais leveza e volume.

– Hidrate os cabelos com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro. É necessário criar uma rotina de cuidados contra a fragilidade, opacidade e ressecamento dos fios. Uma hidratação semanal é recomendada, mas a depender do caso, ele deve ser feita de duas a três vezes por semana.

Exercícios ao ar livre

– Quem pratica esporte ao ar livre deve usar bonés ou chapéus para proteger os fios dos raios solares, mas o ideal é que os acessórios sejam de material leve para evitar abafamento e excesso de suor na região, isso pode causar dermatite seborreica, coceira e descamação do couro cabeludo.

– Proteja os fios dos efeitos nocivos dos raios solares com o uso de um leave-in termoativo ou um que contenha protetor solar na formulação. Cabelos com coloração devem utilizar uma linha específica contra a radiação solar, ela ajuda a manter a cor.

Na piscina

Nas piscinas, o cloro além de ressecar provoca o desbotamento dos fios; nos cabelos loiros a consequência é o esverdeamento das madeixas. Por isso, antes da atividade física, umedeça os cabelos com água doce e aplique um produto que contenha silicone em sua composição ou o óleo vegetal de sua preferência, eles formam uma película protetora e diminuem a ação danosa do cloro.

QUER QUE SEUS CABELOS CRESÇAM FORTES E SAUDÁVEIS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CRESCIMENTO CAPILAR.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *