Como tratar cabelos estáticos, rígidos e sem movimento

rigidez capilar

Fios estáticos, rígidos e sem movimento comprometem o visual de qualquer tipo de cabelo; o problema típico dos quimicamente processados acomete principalmente o comprimento e as pontas dos cabelos, sendo que as extremidades são as que mais sofrem por estarem mais distantes da oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo.

Característica principal de cabelos danificados, a rigidez pode ser tratada com o uso de produtos com princípios ativos e complexos ricos em vitaminas, lipídios e ceramidas que proporcionam a nutrição e reestruturação da fibra capilar desidratada, devolvendo a elasticidade aos cabelos. Já produtos ricos em proteínas são indicadas para amaciar os fios, conferindo a maleabilidade às madeixas.

Cabelos ressecados e porosos necessitam de água e bons produtos para conseguir equilíbrio de forma natural, assim eles podem recuperar o viço, o brilho e o balanço característicos de fios saudáveis, mas muitas vezes o processo de recuperação é irreversível sendo o mais indicado aliar um cronograma de nutrição a cortes periódicos para eliminar aos poucos o espigado.

Saiba como tratar o seu tipo de cabelo

Liso
Nos fios lisos a rigidez geralmente é causada pela falta de hidratação, corte errado ou oleosidade excessiva que deixam os fios estáticos. Para reverter o problema aplique um leave-in nos fios secos para umedecê-los. Para os cabelos ganharem caimento penteie com a cabeça para baixo. Para cabelos que não têm volume um corte num comprimento médio, com camadas grandes ou pontas desfiadas, dão movimento aos fios. Já se for um liso cheio, evite o corte repicado para não dar a falsa aparência de fios quebrados; aposte num degradê na região frontal.

Alisado 
Fios ressecados e pontas espigadas são a reclamação da grande maioria de mulheres que se submetem a processos químicos, principalmente que faz o uso de progressivas a base de amônia, pois ela não hidrata. Outro agravante é a combinação da escova progressiva com a tintura. Apostar em bons produtos para trazer equilíbrio aos fios é a melhor opção; assim como usar um reparador de pontas para tirar o aspecto espigado e recuperar o balanço. Invista num corte reto atrás e com um repicado suave na frente, isso dará leveza ao visual.

Ondulado 
Os ondulados ficam sem forma quando estão pouco hidratados ou com o corte errado. O ideal é use um leave-in para dar a forma certa aos fios – aplicando nos cabelos úmidos e amassando os fios com as mãos para valorizar as ondas -. O corte reto com camadas nas pontas e na frente ajudam a dar movimento.

Cacheado

Não hidratar corretamente os fios compromete o formato dos cachos e maltrata especialmente as pontas. Por serem mais finos, tendem a embaraçar, além de perderem o balanço. É essencial usar um finalizador para dar movimento sem deixar os fios úmidos ou pesados. O corte perfeito tem a base repicada e um degradê apenas na frente, deixando a parte mais curta abaixo do queixo. Para quem quer controlar o volume vale manter o comprimento médio, dando destaque apenas à parte de cima.

Crespo 
Por ter o fio muito fino e naturalmente mais ressecado, o frio crespo é mais estático, sendo que o uso de químicas e cortes inadequados agravam o movimento. É indispensável o uso de um finalizador, assim o fio seco pode absorver a umidade que precisa. O corte de base reta ajuda o cabelo a não armar e um desfiado leve nas pontas favorece o movimento

Independente do seu tipo de fio, não descuide da hidratação e se seus fios estiverem danificados intercale a hidratação quinzenal com o uso mensal de um produto que contenha queratina, mas fique atenta porque em excesso a queratina pode causar a quebra dos fios.

 

QUER DEVOLVER A SAÚDE PARA SEUS CABELOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *