Dicas para tratar e evitar as pontas duplas

pontas duplas

O fio de cabelo é composto por várias camadas sobrepostas, dispostas como escamas, sendo que a cutícula é a mais superficial delas e protege as estruturas mais internas dos danos do dia a dia. Sem hidratação e cuidados específicos ou mesmo por causa de alguns maus hábitos, as cutículas se rompem, as camadas de suas extremidades inferiores se partem e ocasionam o aparecimento das desagradáveis pontas duplas. Após aberta, a cutícula não se alinha mais, portanto não há como reverter, somente disfarçar e prevenir o aparecimento de novas.
As pontas duplas aparecem, portanto, quando os fios se encontram fracos e desidratados, mas alguns cuidados específicos e a mudança de alguns velhos hábitos aliados à hidratação adequada evitam a manifestação desse problema e garantem a saúde e a beleza de suas madeixas, confira:

Faça hidratações periódicas

As hidratações repõem os nutrientes perdidos pelos cabelos e recarregam suas fontes de água; são importantes para manutenção da leveza e essencial para o combate à secura e propensão à quebra. O ideal é fazer uma hidratação por semana.

Invista na Cauterização

Esse procedimento, também conhecido como selagem térmica, é extremamente eficaz, uma vez que age desde as camadas mais profundas até as mais superficiais. Além de potencializar a elasticidade dos fios, a cauterização auxilia no selamento das escamas, o que pode disfarçar as possíveis pontas duplas e prevenir o aparecimento de novas. Pode ser realizada no salão ou em casa.

Utilize sempre protetor térmico

O secador e a chapinha são grandes vilões para a saúde dos fios. Uma forma de prevenir os seus danos é diminuir a temperatura e utilizar sempre um protetor térmico.

Adote óleos reconstrutores e hidratantes

Óleos vegetais e essenciais ajudam a recuperar a fibra capilar e evitam que a cutícula do fio se enfraqueça e rompa. O procedimento é simples, escolha óleos reconstrutores (como argan, ojon, gérmen de trigo ou abacate), e coloque algumas gotinhas nas pontas dos fios antes de dormir, esse processo ajuda a nutrir os cabelos e selar os fios.

Evite manter os cabelos presos por muito tempo

Evite prender seus fios por muito tempo, principalmente quando estiverem molhados. O ideal é deixá-los secar soltos e sem secador. Também evite dormir com os cabelos molhados, pois os fios podem embolar e o resultado é a quebra e o aparecimento das pontas duplas.

Lave os cabelos com água morna ou de preferência fria

A água quente propicia o ressecamento dos cabelos e consequentemente o surgimento de pontas duplas, por isso evite-a. Caso não seja possível, use temperaturas mais amenas e dê uma última enxaguada com água fria.

Cuidado ao pentear

Quando a escovação dos cabelos é muito vigorosa pode ocasionar a quebra dos fios e mudar a direção natural das escamas das cutículas, por isso muita atenção com o modo de pentear. Também vale a pena investir em pentes de madeira e escova de cerdas naturais.

Invista num bom reparador

Esse é um dos produtos que pode modificar a aparência dos fios em minutos. Ideal para um reparo rápido, possuem silicone na sua composição. Além de disfarçar, elas também podem auxiliar no controle do frizz.

Corte periodicamente

Corte o cabelo a cada três meses, mas não precisa ser nada radical, de dois a três centímetros já ajuda aos fios a ganharem maior vitalidade e força e elimina na hora as pontas duplas. Para quem não gosta de mexer no comprimento, posicionando a tesoura a tesoura paralelamente aos fios é possível fazer um corte de cabelo que diminui as pontas duplas sem perder o comprimento.

Evite procedimentos químicos

Enquanto os seus cabelos estiverem com pontas duplas, nada de fazer mais tratamentos químicos, que poderão abrir ainda mais as cutículas. O ideal é, até que você faça um bom tratamento para selar as pontas, é fugir de tinturas, relaxamentos e alisamentos. Faça tratamentos antes para recuperar a vitalidade dos seus fios. Só depois de tratados é que deverá partir para essas técnicas.

QUER DEVOLVER A SAÚDE PARA SEUS CABELOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *