Efeito Build up – o acúmulo de resíduos nos fios

 

Com o uso constante de condicionador, máscaras e, principalmente, cremes sem enxague, as madeixas podem ficar sem responder a tratamentos, ficando pesadas e com aparência opaca se não forem higienizadas corretamente, esse é o chamado efeito “Build Up”, o efeito é acumulativo e pode se dar em qualquer tipo de cabelo causado pelo acúmulo de resíduos de produtos nos fios. Mas acontece também quando usamos os mesmos produtos por muito tempo ou quando fazemos sempre os mesmos tipos de tratamentos.

 

SAIBA IDENTIFICAR O PROBLEMA

Uma dos indícios mais evidentes de que o cabelo está passando pelo efeito “Build Up” é a ausência de resposta aos tratamentos, já que o acúmulo de resíduos impede que os nutrientes penetrem na fibra capilar, mas antes de chegar nesse estágio os fios podem dar pequenos sinais de que já estão ficando sobrecarregados:

 

  • COCEIRA NO COURO CABELUDO

Quando a coceira a surgir com mais frequência e pouco tempo depois da higienização, pode ser um sinal do acúmulo de resíduos.

 

  • PERDA DE MOVIMENTO

As madeixas apresentam perda de movimento, ficando mais rígidas e com peso extra.

 

  • APARÊNCIA OPACA

Os cabelos ficam com aparência opaca, apresentando ausência de brilho  e falta de viço,

 

 

COMO REVERTER O QUADRO

 

1 – XAMPU ANTIRRESÍDUOS

É essencial redobrar os cuidados na hora da lavagem e alternar o uso do xampu tradicional por um de ação antirresíduos a casa 15 dias para eliminar completamente os resíduos de outros produtos. Como os cabelos cacheados são mais ressecados é recomendado usar o antiresíduos apenas uma vez por mês.

 

2 – EVITE CONDICIONADOR E CREMES EM GERAL NA RAIZ

Tenha o cuidado de não aplicar condicionador, máscaras e cremes de pentear na raiz, em contato direto com o couro cabeludo esses produtos mais oleosos aumentam as chances de acúmulo nos fios. Sempre que for usar qualquer um deles, deixe sempre a raiz intacta e faça a aplicação a partir do comprimento do cabelo. No caso do condicionador e das máscaras capilares, retire o produto completo na hora do enxague para que os fios não fiquem pesados.

 

3 – TROQUE OS PRODUTOS PERIODICAMENTE

É importante trocar os tipos de produtos utilizados de forma alternada porque os cabelos podem ficar saturados com o uso dos mesmos nutrientes, além disso as necessidades dos fios mudam, sendo importante de produtos específicos.

 

4 – CAPRICHE NO ENXAGUE

Enxágue bem e retire todo o excesso de produto dos cabelos na hora da lavagem, pois tanto o excesso de condicionamento quando o acúmulo do xampu podem causar o efeito pesado e o opaco.

 

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *