Esfoliação capilar: saúde, beleza e crescimento dos cabelos

esfoliaçao

A técnica de esfoliação dos cabelos, também conhecida como “peeling capilar”, consiste em massagear a região do couro cabeludo com produtos específicos, eliminando as células mortas e evitando a descamação. Aplicada por meio de produtos esfoliantes, que limpam as impurezas e a oleosidade dos cabelos, contribui para uma melhor circulação sanguínea na região, permitindo também que o fio cresça com mais saúde.

O procedimento é indicado para quem sofre com oleosidade excessiva, além de auxiliar o controle da caspa e na desobstrução dos bulbos capilares. Isso estimula a formação de novos fios e evita a queda das madeixas. Mas apesar dos benefícios, para ter cabelos mais brilhantes e macios é preciso investir em hidratação para complementar o peeling capilar.

Por que fazer o peelling capilar

O nosso couro cabeludo sofre com o acúmulo de impurezas (como poeira, poluição e sujeira), resíduos de produtos como xampus, condicionadores e cremes, e até mesmo com excesso de oleosidade que ele mesmo produz, deixando os cabelos com aspecto pesado e mal cuidado. A esfoliação capilar é um tratamento que auxilia na remoção das células mortas do couro cabeludo, no sebo em excesso, resíduos de cosméticos e todos os outros fatores que acabam obstruindo os folículos capilares.

Benefícios

A esfoliação capilar estimula o couro cabeludo proporcionando o aumento da circulação sanguínea, melhorando o nível de oxigenação e auxiliando assim o transporte de nutrientes para aquela área. Como consequência, os cabelos nascem e crescem mais saudáveis e fortes, além de evitar a queda. Além disso, promove uma sensação de cabelos completamente limpos, com balanço leve e natural, mantendo a integridade dos fios.

De acordo com especialistas, a esfoliação também ajuda o cabelo a crescer mais rápido. Os grânulos suaves da composição do produto esfoliante favorecem a renovação celular e ativam a microcirculação sanguínea, o que ajuda a aumentar a chegada de nutrientes e oxigênio ao bulbo capilar. Com uma circulação de nutrientes regularizada, os cabelos crescerão rápido e mais saudáveis.

Como funciona

As micro esponjas presentes no esfoliante absorvem a oleosidade, purificam e reequilibram o pH dos fios sem ressecar o couro e promovem uma sensação de cabeça completamente limpa. A massagem durante a aplicação auxiliará no estímulo da circulação sanguínea e na penetração do produto no bulbo capilar, aumentando assim o transporte de oxigênio aos folículos pilosos, estimulando o crescimento dos fios.

Quem pode fazer

Apesar de ser um tratamento benéfico para todo tipo de cabelo, ele é indicado principalmente para os que produzem mais oleosidade. Normalmente estes padrões de fios e couro cabeludo acumulam muitas secreções em sua superfície, o que favorecem irritações e agrava quadros de queda já preexistentes.

Mas fique atenta, fazer este tratamento em um cabelo normal pode deixá-lo ressecado demais. Já nos cabelos crespos que nunca tiveram problemas de oleosidade na raiz, por exemplo, podem ficar mais opacos e fragilizados.

Apesar de poder ser aplicada em qualquer tipo de cabelo, tanto para homens quanto para mulheres, o ideal é que a técnica seja realizada a cada 15 ou 30 dias; esse tipo de tratamento em períodos mais curtos pode causar um efeito rebote, ou seja, danificar os cabelos, ao invés de tratá-los.

Vale ressaltar que a técnica é contraindicada para pessoas portadoras de dermatite seborreica, pois a esfoliação retira cascas do couro cabeludo, causando sangramento neste tipo de paciente.

Como fazer a esfoliação

A aplicação deve ser feita antes do xampu, fazendo movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos, sem deixar que chegue ao longo dos fios. Quando aplicar os produtos, aproveite e faça uma massagem para estimular a microcirculação da região para permitir que os sais minerais da fórmula penetrem e tratem o bulbo capilar. Logo depois enxágue bastante e prossiga com o ritual cotidiano (xampu-condicionador)

Depois da esfoliação, experimente fazer uma hidratação capilar, o resultado é de um cabelo livre de resíduos, leve, flexível, com mais vitalidade e brilho.

Produtos e receitas

No mercado estão disponíveis diversos produtos para a esfoliação capilar, mas colocamos aqui algumas receitinhas caseiras que são tão eficientes quanto:

Primeira receita – Misture uma colher (sopa) de açúcar com uma colher (sopa) de iogurte natural. Aplique no couro cabeludo úmido, massageando por dois minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Segunda receita

  • 3 colheres de sopa de suco de maracujá natural
  • 3 colheres de açúcar cristalizado
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã

Misturar e aplicar com massagens circulares no couro cabeludo, depois lavar com xampu, hidratar e condicionar.

Terceira receita

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 1/2 colher de sopa de óleo vegetal natural de sua preferência
  • 1 colher de chá de condicionador
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal (suficiente para fazer uma pasta grossa)

    Misture o mel, o óleo natural e o condicionador. Adicione lentamente o açúcar, o suficiente para fazer uma pasta grossa, mas tome cuidado para que os cristais não se dissolvam. Massageie a pasta em seu couro cabeludo com os dedos. Aplique diretamente à raiz dos cabelos para nutrir. Deixe alguns minutos para agir. Remova o esfoliante com água fria ao invés de quente. Lave com xampu e finalize com condicionador.

QUER TER CABELOS BONITOS E HIDRATADOS? CONHEÇA O NOSSO MIX HIDRATAÇÃO PROFUNDA.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *