Fique atenta aos tipos de danos que podem arruinar suas madeixas

 

Cabelos saudáveis e bonitos são sinônimo de uma fibra capilar íntegra, sem danos à sua estrutura, por isso o ideal é investir em bons produtos e prevenção de danos para que, mesmo alisadas, coloridas/descoloridas, presas, tratadas com escova/chapinha, suas madeixas estejam fortes o suficiente para ficarem exatamente do jeito que você desejar. Confira os procedimentos que mais arruínam o seu visual:

 

DANOS QUÍMICOS

Os processos químicos de coloração e descoloração são os que mais comumente danificam os fios porque provocam perda proteica pela oxidação de aminoácidos no fio, levando a diminuição dos níveis de queratina, o que reduz a resistência capilar, provocando também a quebra das pontes de hidrogênio e salinas, resultando na perda de água, o que compromete ainda mais sua resistência, além da perda de maciez e brilho. Na descoloração a perda proteica é ainda mais acentuada, resultando num cabelo extremamente desidratado e fraco, deixando as madeixas mais ásperas e rígidas; quanto maior o nível de descoloração, maior o dano.

Alisamento, relaxamento e todas as formas de desestruturação da matriz capilar comprometem as propriedades de resistência, maciez e brilho do fio de cabelo. Os processos de alisamento dos cabelos são baseados em sistemas oxidativo-redutores metálicos extremamente agressivos. Qualquer tratamento alisante pode danificar o cabelo em maior ou menor grau devido à composição química dos produtos utilizados, portanto para garantir a saúde dos fios é indispensável que os cabelos recebam com frequência formulações hidratantes e reestruturadoras para repor as substâncias perdidas durante esses processos.

 

DANOS MECÂNICOS

A maneira de desembaraçar ou prender os fios também prejudica os cabelos; pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico da fibra capilar, podendo levar ao desgaste da sua cutícula (parte externa), levando à exposição do córtex (parte intermediária), deixando os fios mais expostos e vulneráveis à quebra, por isso prefira escovas e pentes de cerdas naturais. Por outro lado, a tração exagerada de penteados, como prender os fios muito justos com elásticos e presilhas também compromete a resistência do fio de cabelo.

 

DANOS TÉRMICOS

A exposição da fibra capilar a altas temperaturas corrompe a sua estrutura, além de provocar a perda de água e perda de proteínas dos fios; para remediar use temperaturas mais amenas no secador e na chapinha e invista num bom protetor térmico.

Mas não é apenas o aquecimento mecânico que provoca danos, a luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho, o segredo é apostar no leave-in ou outro produto com proteção UV.

 

QUER DEVOLVER A SAÚDE PARA SEUS CABELOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *