Guia para unhas saudáveis

As unhas são estruturas compostas por queratina, uma proteína fibrosa que constitui diversas partes do corpo humano, entre elas os cabelos, e precisam de vitaminas e proteínas para ficarem saudáveis, bonitas, fortes e com um bom crescimento.

Unhas fracas e quebradiças, na maioria dos casos, são consequência de alterações e carências do organismo decorrentes de alguma deficiência na alimentação, mas alterações na sua coloração ou estrutura podem estar associadas a alguma doença como disfunção na tireóide, diabetes, doenças de pele, reações alérgicas, infecções por fungos (micoses) ou bactérias, mas fatores simples como mudança de temperatura, lavar as mãos com muita frequência ou o manuseio de produtos químicos podem implicar em alguma mudança perceptível na sua estrutura.

 

Fique atenta aos sinais

Quando há falta algum tipo disfunção a produção de alguns hormônios pode ser afetada, assim como a fabricação de queratina, deixando as unhas com um aspecto diferente do saudável.

Pequenas manchas brancas costumam aparecer quando se dá uma inflamação ou um traumatismo na base da unha e são, na maioria dos casos, e não indicam qualquer problema de saúde e tendem a desaparecer num curto espaço de tempo; é importante estar atenta e adotar alguns cuidados simples com a sua manutenção, mas se perceber alguma mudança repentina e persistente na sua coloração (esbranquiçada, azulada, cinzenta ou com manchas marrons) ou na sua superfície (ondulada, côncava, grossa, extremamente fina, craquelada) é necessário procurar um dermatologista para avaliar se cabe algum tipo de tratamento.

 

Dicas para melhorar a saúde das unhas

Boa alimentação:  As unhas podem ser prejudicadas se o seu organismo estiver em desequilíbrio por consequência de uma dieta pobre ou mal elaborada. Invista em uma alimentação variada e rica em cálcio, ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B e zinco (nozes, ostras e caranguejo), suas unhas, cabelos e pele agradecem.

Limpeza: Para evitar a procriação de bactérias e fungos mantenha as unhas sempre limpas e secas. A micose, o problema mais comum nas unhas, é um tipo de infecção causado por fungos, que se proliferam em lugares úmidos e quentes, sendo mais frequentes nos pés do que nas mãos; os fungos costumam usar a queratina das unhas como alimento, por isso quanto mais cedo a micose for tratada, mais eficaz será a cura.

Não roa as unhas: Esse mau hábito umedece a região e favorece a incidência de infecções, além de provocar o crescimento irregular das unhas.

Evite contato com produtos químicos: Eles podem provocar a desidratação das unhas, que são compostas basicamente de queratina e podem enfraquecê-las e até afetar a pele envolta; a dica é utilizar, sempre que possível, luvas de borracha.

Hidratação:  A unha quando desidratada quebra e abre suas lâminas com facilidade, por isso um bom hidratante promove uma maior maleabilidade das fibras da proteína, impedindo que se rompa com facilidade.

Atenção ao corte: A falta de cuidado na hora de cortar as unhas pode deixar pontas que se afundam na pele, causando unha encravada, podendo levar ao risco de infecções.

Deixe a unha respirar: Unhas pintadas o tempo todo faz mal, causando enfraquecimento, manchas e rachaduras, por isso o ideal é deixar um intervalo de pelo menos 24 horas entre cada procedimento; acetonas podem ser igualmente danosas, elas ressecam, tiram o brilho e podem deixar manchas na superfície. Sempre utilize uma base antes do esmalte, ela serve como uma proteção, evitando que os componentes do esmalte entrem diretamente em contato com as unhas.

Evite retirar as cutículas: Essa pele protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias e, por isso, não deve ser retirada ou eliminar apenas o excesso para fins estéticos; empurrá-la com uma espátula pode causar traumas. E, para sua segurança, quando for à manicure leve seu próprio equipamento ou use apenas os que forem esterilizados por autoclave.

 

Aproveite o poder dos óleos naturais

Castanha-do-pará – Além de promover a hidratação, maciez e regeneração das cutículas, dá brilho e um belo aspecto às unhas, garante o seu fortalecimento e previne o enfraquecimento e a quebra.

Argan – Com alto poder hidratante, além de proteger as unhas das agressões externas, sua ação regeneradora ajuda a deixar as cutículas saudáveis e as unhas mais fortes e bonitas, deixando-as mais resistentes e acabando com manchas e a quebra.

Jojoba – Reduz a fragilidade, evitando também o ressecamento e a laminação da placa da unha, melhorando o seu crescimento.

Amêndoas doce – Ajuda no fortalecimento e crescimento de suas unhas, melhorando seu vigor, além de evitar que se quebrem facilmente, servindo como hidratante para cutículas e fortificante. Proporcionando também uma mão mais bonita e macia.

Alho – Sua natureza anti-fúngica protege e combate fungos e bactérias que enfraquecem as cutículas, tornando-as quebradiças e sem brilho, além das manchas amareladas.

Algas marinhas – A presença das vitaminas A e E ajudam a reduzir a fragilidade das unhas, evitar a secura e a laminação da placa da unha, tornando-as mais fortes e resistentes e contribuindo para o seu crescimento.

Rícino – Por ser uma ótima fonte de vitamina E, o uso de óleo de rícino nas unhas estimula o seu crescimento, hidrata as cutículas, além de combater as unhas fracas que quebram e descamam com facilidade, garantindo unhas fortes e bonitas.

Babosa – O seu uso ajuda a recuperar unhas fracas e quebradiças, estimulando o seu crescimento saudável.

Oliva – As vitaminas contidas no óleo de oliva ajudam a hidratar e fortalecer as unhas, sendo indicado para quem apresenta unhas escamadas, manchadas ou quebradiças.

Linhaça – Ajuda a nutrir as unhas secas e quebradiças, impedindo quebra ou rachadura.

 

PARA ADQUIRIR ÓLEOS VEGETAIS 100% NATURAIS ACESSE A NOSSA LOJA VIRTUAL WWW.OLEOTERAPIABRASIL.COM

 

 

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *