Mitos e verdades sobre hidratação capilar

mitos-e-verdades-sobre-hidratacao

Colocar a mão dentro da embalagem para retirar o creme diminui sua eficácia

Verdade. As mãos podem contaminar o produto e prejudicar o resultado nos fios porque bactérias e fungos contidos na sua superfície e, principalmente debaixo das unhas, em contato com o material dentro da embalagem podem causar a oxidação do creme e a redução da sua eficácia, por isso retire sempre o produto com uma espátula.

O produto não deve ser aplicado na raiz

Verdade. Os cremes de tratamento só devem ser aplicados na raiz se esta for a orientação do fabricante, caso contrário, devem ser evitados pois produtos dessa natureza tendem a ser oleosos e isso pode deixar a raiz oleosa, entupir os poros, obstruir a saída dos fios, piorar a caspa e a seborreia, e desacelerar o crescimento dos fios, levando, em alguns casos à queda capilar.

A quantidade de creme influencia no resultado da hidratação 

Mito. A aumentar a quantidade do produto aplicado não altera o resultado final da hidratação e nem previne contra o ressecamento. Para determinar a quantidade ideal só é preciso considerar o tamanho dos fios para que todas as mechas sejam beneficiadas pelo produto. Nos curtos aplique o equivalente a uma moeda de 1 real, nos cabelos médios, o equivalente a uma moeda e meia de 1 real, já nos fios longos o ideal é o equivalente a duas moedas de 1 real.

 Quanto mais tempo o creme ficar no cabelo mais ele fará efeito

Mito. Aumentar o tempo de permanência de um produto não aumenta a sua eficácia, podendo, inclusive, causar um efeito rebote, favorecendo o ressecamento, causando fragilidade no fio e provocando o aumento da oleosidade. A tecnologia avançada dos cosméticos permite que os cremes já sejam criados para atingir seu objetivo dentro do espaço de tempo recomendado na embalagem, se a recomendação é de 3 minutos, eles serão suficientes para que você consiga o máximo que aquele produto pode lhe dar.

Usar touca térmica otimiza os resultados da hidratação

Depende. A touca térmica fornece calor e mantém a temperatura do cabelo, isso potencializa e agiliza diferentes tipos de tratamentos, ajudando os produtos a penetrar mais rapidamente na fibra capilar, mas o calor, em contato direto com o cabelo, pode abrir demais as cutículas, roubar a umidade desidratando a fibra e até queimar os fios, por isso prefira as toucas de alumínio com isopor que não emitem alta temperatura, sendo menos prejudicial aos fios, como alternativa vale usar um saco plástico ou papel filme ou, ainda, uma toalha quente.  Mas com a evolução do mercado de cosméticos, a maioria das fórmulas dos produtos possui ingredientes que favorecem a ação rápida, sem necessidade de calor.

 

Óleo vegetal turbina as máscaras de tratamento 

Verdade. Cabelos desidratados precisam repor água e oleosidade que falta nos fios, por isso enriquecer os produtos com óleos é uma maneira de garantir a hidratação e a nutrição que os cabelos precisam para ficarem saudáveis. Adicionar óleos vegetais puros não altera a composição de cremes ou máscara e aumenta o seu poder de tratamento.

Usar sempre a mesma máscara vicia os cabelos

Mito. Nenhuma máscara perde seu efeito porque as madeixas se acostumaram, o que ocorre é que a necessidade dos fios muda; se em algum momento o cabelo não está respondendo mais ao tratamento significa que algumas deficiências foram saneadas e os fios estão precisando de outros benefícios e é hora de mudar o creme.

O creme não deve ser guardado no banheiro

Verdade. Para preservar a fórmula da sua máscara de hidratação intacta é preciso garantir que ela esteja guardada em local adequado, longe de umidade e de altas temperaturas, por isso o banheiro não é adequado. A dica é investir num gaveteiro, estante ou armário no seu quarto, onde se possa guardar todos os produtos longe do alcance do sol.

QUER TER CABELOS BONITOS E HIDRATADOS? CONHEÇA O MIX OLEOTERAPIA BRASIL PARA HIDRATAÇÃO PROFUNDA.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *