Óleos recomendados para prevenir e combater estrias na gravidez

 

O estiramento excessivo ou rápido da pele que ocorre durante a gravidez, proveniente do aumento de peso e, em alguns casos, agravado por fatores hereditários, é o motivo principal para o aparecimento de estrias no período gestacional. O processo se dá pelo rompimento das fibras, formando pequenas cicatrizes avermelhadas que com o passar do tempo se tornam mais claras e difíceis de serem tratadas.

Para prevenir é preciso investir em hidratação para que as fibras de colágeno e elastina resistam ao vertiginoso crescimento da pele, principalmente na região da barriga e seios, mas que também pode surgir nas coxas, panturrilhas e na lateral do glúteo. Além disso, é importante consumir muita água, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável e fazer uso de produtos que contenham em sua fórmula uréia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina “E”.

 

A força dos óleos vegetais

Por causa da sua composição natural óleos vegetais são altamente recomendados; extraídos de sementes, frutos, folhas ou raízes de plantas, são ricos em nutrientes como vitaminas, proteínas, ácidos graxos e sais minerais, entre outros componentes extremamente benéficos para a pele, que estimulam a produção de colágeno e são altamente indicados para tratamentos de hidratação e nutrição.

Com grande poder de penetração, os óleos vegetais protegem a pele contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Além disso, auxiliam o restabelecimento de peles rachadas e ressecadas, normalizando e reforçando a estrutura do tecido; contribuem para a hidratação ao promover uma película protetora, conferindo suavidade e maciez à pele, ajudando a evitar as estrias durante a gravidez ou, ainda, a reduzir a intensidade das que já surgiram.

O óleo mineral é contraindicado para gestantes porque podem causar reações citotóxicas e alérgicas, como não são biocompatíveis com a pele não são naturalmente absorvidos pelos poros, podendo provocar o seu entupimento.

 

Os óleos mais indicados

Amêndoas doce – Por apresentar propriedades umectante e emoliente que ajudam na retenção de água na pele, mantendo-a hidratada, este óleo evita a perda da umidade natural, prevenindo e reparando estrias que surgem depois do rompimento das células ressecadas, deixa a pele com um aspecto macio e suave. Seu uso não interfere na coloração, apenas no tamanho e na espessura da estria.

Buriti – O óleo extraído da fruta possui uma quantidade extraordinária de vitamina A, é fonte ainda de Vitamina E e C, nutrientes que atribuem poder antioxidante potente ao óleo; quando aplicado na pele combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, hidratando, melhorando a elasticidade e brilho, estimulando a produção de colágeno e elastina e promovendo a regeneração celular.

Rosa Mosqueta – A presença de vitamina A e do ácido retinoico ajudam na redução de cicatrizes e na renovação da pele, já a vitamina C confere propriedades antioxidantes, que combatem radicais livres; juntos esses nutrientes são muito poderosos e eficientes no tratamento de manchas, estrias e cicatrizes.

Semente de Uva – Pelo seu alto conteúdo de antioxidantes, vitaminas C, D, E, betacaroteno e devido à alta concentração de tocoferol, auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica, ajudando na prevenção de estrias e celulites. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas e uma boa aliada para manter sua pele suave, diminuindo assim as rugas já formadas.

Avelã – Rico em ácidos graxos insaturados, fosfolipídios, vitamina E, vitamina B1 (tiamina), colina e inositol, contém em sua composição vitaminas “A”, quantidades significativas de vitaminas “C” e “E”, cálcio, potássio, magnésio, ômega 9 (ácido oleico), além de conter vitaminas “B2” e “B6”, proporciona o aumento da elasticidade e a maciez da pele, o que evita o aparecimento de estrias, melhora a textura de todos os tipos de pele, sendo especialmente indicado durante o período gestacional.

Pracaxi – Com alto teor de ômega 9 e ácido behênico, melhora a aparência de estrias e evita até o surgimento de novas, sendo um maravilhoso aliado na sua prevenção, especialmente aquelas que costumam aparecer no período de gestação, adolescência, e nos tratamentos de emagrecimento devido ao efeito sanfona.

Castanha-do-pará –Seu alto teor proteico auxilia no processo de formação do tecido epitelial e  renovação celular, agindo também como lubrificante, além de acelerar o processo de cicatrização, evitando o aparecimento de estrias; é rico em ácidos graxos – principalmente o linoleico (ômega 6) e linolênico (ômega 9) -, minerais, oligoelementos e zinco.

 

PARA ADQUIRIR ÓLEOS VEGETAIS 100% NATURAIS ACESSE A NOSSA LOJA VIRTUAL WWW.OLEOTERAPIABRASIL.COM

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *