Saiba mais sobre o seu tipo de cabelo

 

Os diferentes tipos de cabelo exigem cuidados especiais, mas você sabe exatamente qual é o seu? Na verdade, o nosso cabelo é resultado de uma somatória de características que vai muito além da divisão clássica entre secos, normais ou oleosos. Dentro desse grupo, que por muito tempo norteou os tipos de xampus e condicionadores, existem outras combinações tais como quimicamente tratados, crespos, virgens, alisados e assim por diante. Isso sem falar nas variações do couro cabeludo. Isso explica porque os produtos capilares estão mais afinados com as diferentes necessidades de cada mulher. Para escolher o que se enquadra melhor nas suas necessidades é preciso levar em consideração:

Lisos, ondulados ou crespos? O liso é o que menos exige tempo e trabalho na hora da secagem, mas apesar da facilidade muitas vezes ele se ressente da falta de volume principalmente quando ele é oleoso. O ideal é usar produtos pouco hidratantes, para não agravar o quadro, e doses extras de fixadores como pomadas e sprays para modelagem, desde que aplicados longe da raiz. Ondulados e cacheados já são mais fáceis de variar  o estilo, pois eles podem ser usados ao natural, e aqui entra o difusor e o babyliss para reforçar a ondulação, ou lisos. Já o cabelo crespo ou frisado é o que exige dedicação extra. Além de ser mais volumoso e difícil de domar, ele  sofre com o ressecamento pois sua forma ondulada impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue integralmente em todo seu comprimento. O melhor jeito de deixá-lo bonito e saudável é caprichar na hidratação e nos produtos que reduzem o volume e deixam os cachos mais definidos. Além do formato do fio, existe a classificação quanto à espessura, podendo ser grosso, médio ou fino.

Fios Lisos

liso

Clássicos, os cabelos lisos são super versáteis e combinam como qualquer ocasião (Thinkstock)

 

Ondulado

smiling beauty

A leveza das ondas transmite um ar sensual e marcante (Thinkstock)

Cabelos Cacheados

Red Hair.High quality image.
Invista em penteados que evidenciem seus cachos (Thinkstock)

Crespos

Beautiful African-American Woman
Personalidade e atitude são palavras-chave quando se pensa nesse tipo de cabelo (Thinkstock)

Frisados

Pleasure. Happy Face of Frizzy Redhead Woman. Joy
Evite banhos com água muito quente – eles desgastam dos fios e acentuam o frizz (Thinkstock)

 

Naturais ou tingidos? Essa é outra variável importante para se levar em conta quando o assunto é tipo de cabelo. Por melhor que seja a qualidade da tinta, os fios sempre sofrem algum tipo de dano durante o tingimento. Afinal, é preciso abrir as cutículas para adicionar a nova cor, o que sempre causa algum tipo de alteração estrutural. A boa notícia é que hoje em dias as tintas funcionam como verdadeiros tratamentos de beleza e o mercado oferece uma série de soluções para evitar o desbotamento, o ressecamento e outros tipos de danos. Tem ainda aquelas mulheres que vão pelo caminho oposto e removem a pigmentação natural para ganhar um look platinum blond. Nesse caso só existe uma solução: tratar e hidratar todo santo dia.

Descoloridos

Beautiful blond woman with long hair
A ausência de cor exige cuidados com hidratação e manutenção dos fios (Thinkstock)

Tingidos

portrait of a beautiful young woman with bright makeup
Dê um intervalo maior entre as lavagens dos fios tingidos pois eles desbotam rápido (Thinkstock)

 

Alisados quimicamente? Em geral, esse tipo de fio é o mais sensibilizado pelo uso constante da chapinha e do secador ou ainda pela química das escovas progressivas. Preferido pela maioria das brasileiras, demanda cuidados básicos para preservar a estrutura dos fios, principalmente para quem não optou pelo alisamento temporário. Inclua na sua rotina de beleza: protetor térmico, produtos adequados e muito cuidado na hora de manusear o secador, sempre a um palmo da raiz, e a chapinha, que jamais pode entrar em contato com o cabelo úmido, apenas seco. No caso da progressiva, todo cuidado é pouco. Fórmulas mais suaves, mesmo que menos duradouras, e intervalos de pelo menos seis meses entre um procedimento e outro já é um bom começo.

Progressiva

liso

Para prolongar o efeito do tratamento, evite o uso de xampus de limpeza profunda (Thinkstock)

 

 

Volumosos ou ralos? Tanto a falta quanto o excesso de volume é capaz de roubar minutos preciosos na frente do espelho. Afinal, quem tem menos quer ter mais e vice versa. Se você se encaixa no primeiro caso, vale a pena investir em um corte na altura dos ombros – quanto mais comprido menor o volume – com os fios repicados. Também fique longe de finalizadores pastosos ou com fixação forte, pois assim irão pesar no seu cabelo, deixando-o ainda mais murcho. Já quem quer domar a cabeleira deve evitar os cortes retos e apostar em camadas longas cortadas a partir do queixo. Incluir hidratações semanais e usar pentes de madeira com dentes largos é outro truque que funciona.

 

Fonte: IG

Quer cabelos lisos por um método que não agrida os fios? Conheça o nosso mix Alisamento Orgânico.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *