Transição capilar: como fazer o caminho de volta ao seu fio natural

Transição capilar

TRANSIÇÃO CAPILAR é a fase em que se deixa de usar qualquer produto químico que altere a estrutura dos fios, geralmente do liso ao crespo ou cacheado.

Exatamente neste ponto começam os primeiros problemas porque a maioria dos alisamentos são irreversíveis, ou seja, a estrutura do fio que foi alisada pelo menos uma vez ficará para sempre assim, restando duas opções: cortar toda a química do cabelo e assumir um supercurtinho (conhecido como big chop) ou esperar a raiz crescer e conviver com as duas texturas de cabelo (crespo/cacheado na raiz, liso no comprimento).

Independente da decisão, ter os cachos de volta não é tão simples quanto alisar a fibra capilar e, neste momento, muitas mulheres acabam virando reféns da química e até desistem da vontade de ter os fios naturais novamente. Para enfrentar esse difícil processo é preciso estar determinada e comprometida com todo o processo de mudança.

transição 2
Imagem: Pinterest

O importante é ter consciência que no inicio o cabelo não vai ficar bonito, mas existem muitas formas de se remediar a raiz aparente e cheia com o uso de uma chapinha para equilibrar a textura, abusando de acessórios como tiaras, bandanas e turbantes.

O momento mais complicado é quando aparece o “efeito cogumelo”, quando a raiz está bem cheia, grande e aparente e as pontas com efeito ralo e esticado. Para as mais corajosas este é o momento em que o cabelo já tem tamanho suficiente para um lindo corte mais curto e moderno, mas para quem não consegue lidar ou se sentir bem com o cabelo mais curto, a dica é aparar as pontas e abraçar aos poucos a texturização.

Agora é hora de eliminar de vez qualquer processo químico, diminuir o uso das ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e quando não der pra evitar usar sempre um protetor térmico.

Lembrando que o cabelo, acostumado aos produtos da química, vai sentir a interrupção e apresentar um aspecto ressecado e a quebra constante dos fios. Isso porque qualquer processo de alisamento envolve o fio com uma espécie de capa, que começa a se desprender quando o processo é interrompido, e nesse momento vão junto partes da estrutura do cabelo, causando assim a quebra, as pontas duplas e a textura áspera.

Com a estrutura do fio fragilizada, cabelos presos com coque ou rabos de cavalo apertados, acaba prejudicando ainda mais o crescimento e aumenta a quebra dos fios, deixando as pontas ainda mais ralas.

O remédio é aprender com seu novo cabelo, começar a conhece-lo, experimentar produtos adequados e penteados para usar no dia dia. Evitar produtos com parafina, silicones e óleo mineral na composição, além de shampoos com pH alto, procurando sempre por produtos hidratantes.

scab-hair-o-que-fazer-durante-a-transicao-capilar24-1-thumb-570
Imagem: Pinterest

 

Dicas

  • Leve-in, pomadas, cremes de pentear são extremamente necessários, vão manter a hidratação nos fios e evitar possíveis danos.  Espalhe uma pequena quantidade nas mãos e aplique suavemente sobre os fios mais rebeldes e pontas. Procure finalizadores que oferecem proteção térmica. Tratamentos naturais são uma ótima opção, além de baratos e fáceis de encontrar.
  • Para acelerar o processo de recuperação, faça cortes frequentes, preferindo cortar porções menores para manter as pontas saudáveis. Cortar uma parte grande de uma só vez, vai perder peso e também a oportunidade de manter sempre as pontas aparadas.
  • Uma ótima opção para equilibrar as texturas é o babyliss ou o twist, além de equilibrar a textura vai poder acostumar com o novo visual.
  • Se faz uso continuo de secador, alterne a temperatura de quente para morna, para não ressecar ainda mais os fios. Use sempre o protetor térmico.
  • Shampoos estimulantes, vitaminas capilares e tônicos devem fazer parte da sua lista de produtos novos.  Quanto mais o seu cabelo crescer mais vai poder cortar a parte que ainda está lisa.

 

QUER TER SEUS CACHOS DEFINIDOS? CONHEÇA O NOSSO MIX CABELOS CACHEADOS.

Oleoterapia Brasil

A OLEOTERAPIA BRASIL desenvolveu uma linha de produtos 100% naturais a base de óleos vegetais para oferecer o melhor da nutrição capilar a serviço da beleza dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *