Vitaminas que fazem os cabelos crescerem bonitos e saudáveis

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O cabelo é composto, basicamente, de uma proteína chamada “alfa-queratina”, formada a partir de aminoácidos; ela é a principal proteína formadora dos nossos fios. Milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino “cordão” protéico: o fio de cabelo.

Repor essa proteína é essencial para manter a saúde dos nossos fios. As químicas como relaxamentos, alisamentos, e os danos físicos causados pelo ato de pentear, pela chapinha e pelo secador causam danos à estrutura dos fios, formando pequenas fissuras. A queratina tem o papel reconstrutor de preencher essas fissuras, recompondo assim a estrutura do fio de cabelo.

Mas esse efeito não é para sempre, como o cabelo é um tecido morto, a queratina que se liga aos fios no tratamento vai sendo eliminada a cada lavagem, por isso devemos tratar nossos fios periodicamente.

A maioria dos aminoácidos é produzida pelo seu próprio corpo, porém outros (os chamados de “aminoácidos essenciais”) devem ser obtidos a partir da alimentação; por isso, alguns alimentos como carne, ovo, amendoim, frango e queijo, por serem fontes de proteína, devem fazer parte da uma dieta de quem deseja o crescimento dos seus cabelos.

Listamos aqui as principais vitaminas responsáveis por fios compridos, fortes e saudáveis e suas principais fontes:

  • Vitamina A (retinol) – Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que ele fique seco e quebradiço. A vitamina A também impede o ressecamento da pele. Fontes naturais: fígado, peixes oleosos, ovos. A vitamina A também é formada a partir de beta-caroteno (cenoura, por exemplo). Também é encontrada no óleo vegetal de Rosa Mosqueta.
  • B3 (Niacina) – Pode ajudar a aumentar a circulação do couro cabeludo. Fontes naturais: frango, peru, peixe, germe de trigo. Também é encontrada no óleo vegetal de Macadâmia.
  • B5 (ácido pantotênico) – O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo e para a manutenção da sua cor natural. Fontes naturais: cereais integrais, fígado, rim, gema de ovo. Também é encontrada no óleo vegetal de Gérmen de Trigo.
  • Vitamina B6 (piridoxina) – bom para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de fios. Fontes naturais: germe de trigo, fermento, soja. Também é encontrada no óleo vegetal de Gérmen de Trigo e Soja.
  • Vitamina B12 (cobalamina) – A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é  essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. A deficiência dessa vitamina causa perda de cabelos. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos. A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.
  • Ácido fólico – Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para o cabelo. O ácido fólico ajuda na formação das células vermelhas do sangue e é também muito importante para a manutenção da saúde do sistema nervoso central. O ácido fólico também ajuda na substituição das células velhas do corpo com novas células. São essas propriedades do ácido fólico que faz com que ele seja importante para o crescimento e desenvolvimento das várias células e órgãos, tecidos e estruturas do corpo, incluindo o cabelo. O ácido fólico é muito importante para a mulher grávida. Fontes naturais: frango, nozes, soja e cereais matinais fortificados. Também é encontrada no óleo vegetal de Amêndoas Doce e de Abacate.
  • Ácido para-aminobenzóico (PABA) – Pode ajudar a devolver ao cabelo a sua cor original! Ele também combate a queda e o enfraquecimento dos fios. Fontes naturais: cereais integrais, levedo, rins e (especialmente) no fígado. Também é encontrada no óleo vegetal de Amêndoas Doce, de Avelã.
  • Inositol – Inositol é considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a calvice. A falta de inositol pode causar irritação da pele, eczema e problemas nos nervos. Fontes naturais: lecitina de soja, gérmen de trigo, cevada e ervilhas. Também é encontrada no óleo vegetal de Gérmen de Trigo.
  • Biotina (vitamina H) – biotina ajuda a metabolizar os ácidos graxos (deficiências de ácidos graxos essenciais são associadas com a perda de cabelo, ressecamento e descamação de pele). Fontes naturais: gemas de ovo, fígado, leite, fermento e rim. Também é encontrada no óleo vegetal de Amendoas Doce, Avelã, Macadâmia, Castanha do Pará e Coco.
  • Vitamina C (ácido ascórbico) – este nutriente vital ajudará outras vitaminas (por exemplo, ajuda a absorção de ferro) e é essencial para uma pele saudável, vasos sanguíneos, formação de colágeno, etc. Fontes naturais: frutas vermelhas, frutas cítricas e vegetais verdes folhosos.
  • Vitamina E: Pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Fontes naturais: a maioria dos óleos vegetais, como de Avelãs, Amêndoas Doce, Soja, Gérmen de Trigo e Macadâmia.

 

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